Valorização das Explorações Agrícolas

Coleção de Materiais Didáticos

Tecnologias de Informação e Comunicação e a Agricultura


As Tecnologias de Informação e Comunicação assumem deforma crescente um papel fundamental no seio das organizações. Este manual pretende apresentar algumas das opções disponíveis para o sector agrícola ao nível da sua utilização.

Iremos abordar desde as possibilidades ao nosso dispor no campo das aplicações informáticas até à utilização da internet nas suas diversas potencialidades. No âmbito mais específico da actividade agrícola iremos abordar a agricultura de precisão e, numa abordagem mais orientada para o mercado, o marketing directo do produtos agrícolas. Terminamos com uma antevisão das tendências que se adivinham para o sector agrícola num futuro próximo.

  Descarregar o Manual
  Descarregar o Apresentação PowerPoint

   Sobre os autores


Miguel de Castro Neto

É licenciado em engenharia agrícola, Mestre em economia agrícola com uma extensão de mestrado em estatística e gestão de informação e Doutor em engenharia agronómica na área da gestão e dos sistemas de informação, com particular ênfase na utilização da Internet em agricultura.

Sócio-gerente e consultor da empresa Agri-Ciência, Consultores de Engenharia, Lda. Formador e docente de disciplinas de licenciatura e pós-gradução na área das tecnologias de informação e da gestão de informação.

Pedro Aguiar Pinto

Licenciado e doutorado em agronomia. Presentemente desempenha as funções de professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e de sócio-consultor da empresa Agri--Ciência, Consultores de Engenharia, Lda.

Ao longo da sua vida académica e profissional tem-se dedicado, especialmente, às áreas da análise de sistemas agrícolas e da gestão de informação e conhecimento em agronomia.

José Paulo Coelho

Licenciado, Mestre e Doutor em agronomia. Presentemente desempenha as funções de professor associado do Instituto Superior de Agronomia e de sócio-gerente da empresa Agri-Ciência, Consultores de Engenharia, Lda.

Ao longo da sua vida académica e profissional tem-se dedicado, especialmente, às áreas de produção, marketing e planeamento agrícolas.