Valorização das Explorações Agrícolas

Coleção de Materiais Didáticos

Conceitos e Práticas em Modernas Explorações Agrículas


Este manual apresenta, de forma o mais prática possível, uma série de oito temas muito diversificados que vão desde métodos culturais, à actividade pecuária, à fruticultura e até à enologia, apresentando algumas inovações e soluções tecnológicas, que muito podem contribuir para solucionar vários problemas de ordem técnica, apresentando algumas inovações no domínio produtivo de modo a ajudar a melhorar a rentabilidade das explorações agrícolas.
A defesa do ambiente e da biodiversidade estão bem patentes ao longo do desenvolvimento deste manual.

  Descarregar o Manual
  Descarregar o Apresentação PowerPoint

   Sobre os autores


José Júlio Trigueiro

Engenheiro Agrónomo, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia, exerceu a sua actividade como técnico agrícola na Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, onde foi Subdirector Regional de Agricultura (1983-1993). Entre 1993 e 2003 exerceu o cargo de Vice-Presidente do IDARN, onde também foi responsável pelo Departamento de Coordenação de I&D.

Desde 1960 que é agricultor no concelho de Barcelos, dedicando-se particularmente à actividade frutícola.

José Manuel Abreu

Professor catedrático da Secção Autónoma de Engenharia das Ciências Agrárias (Faculdade Ciências da Universidade do Porto). Licenciado em 1969, doutorado em 1986 e agregado (2000) pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Responsável por projectos de investigação fundamental e aplicada. Experiência de gestão universitária e de empresas públicas e privadas. Autor de mais de 150 títulos, em particular sobre alimentos e alimentação animal, pastagens eforragens, sistemas agrários e agricultura portuguesa.

Deolinda Silva

Engenheira alimentar, licenciada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, realizou o estágio de licenciatura na Universidade de Reading. Entre 1994 e 2004 exerceu a sua actividade como técnica no Departamento de Coordenação de I&D, no Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte.

Desde Novembro de 2004 que desempenha funções de técnica Coordenadora em Empresas e Projectos na Agência de Inovação, S.A.