ENRICH in Africa (EIA) Um Modelo de Negócio de Plataforma Multilateral para Apoiar a Comunidade de Inovação entre a União Europeia e África
O ENRICH in Africa é um projeto financiado pela Comissão Europeia que tem como objetivo ligar empreendedores europeus e africanos através da criação do EiA Centre, direcionado para a região da África Subsariana.
As atividades centram-se na criação de uma rede de incubadoras e aceleradoras para prestar serviços de apoio a inovadores europeus e africanos. O EiA Centre atua em parceria com uma vasta rede de organizações e iniciativas já estabelecidas e bem-sucedidas na comunidade de inovação Europa–África, focando-se em três segmentos principais:
- Incubadoras e aceleradoras;
- Entidades facilitadoras de atividades de inovação;
- Inovadores, PME e empreendedores.
O elemento central do projeto é o reforço das capacidades e da aprendizagem das incubadoras e aceleradoras, permitindo-lhes disponibilizar serviços de elevada qualidade aos inovadores.
A plataforma multilateral EiA, suportada por uma infraestrutura digital inteligente, constitui o ponto central de todas as atividades do projeto, disponibilizando diversos serviços a um vasto conjunto de intervenientes do ecossistema de inovação entre a Europa e África.
Neste projeto, a SPI integra um consórcio liderado pela Steinbeis, composto por 12 organizações. O projeto tem uma duração de 36 meses.
A SPI é responsável por apoiar o projeto em vários pacotes de trabalho (Work Packages – WPs), contribuindo, nomeadamente, para:
- Serviços de apoio aos inovadores;
- Exploração dos resultados do projeto e legado do EiA Centre;
- Comunicação, disseminação e divulgação.
Entre as suas atividades destaca-se o desenvolvimento de uma estratégia de exploração, destinada a assegurar a sustentabilidade do EiA Centre após a conclusão do projeto.
Duração do projeto: 36 meses.