SPI realiza missão ao Brasil no âmbito do projeto EU-CELAC Innov-AL Platform 2

07 Outubro 2019

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) organizou uma missão ao Brasil no âmbito do projeto EU-CELAC Innov-AL Platform 2: Promotion of decentralised innovation policies in CELAC countries. A missão incluiu a realização de duas sessões de treinamento em dois estados participantes do projeto, nomeadamente Santa Catarina e Ceará.

A primeira atividade decorreu nos dias 16 a 20 de Setembro nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, localizadas em Santa Catarina. As sessões tiveram como objetivo apresentar o modelo de política regional europeia, incluindo as estratégias de investigação e inovação para uma especialização inteligente e casos de sucesso da aplicação das mesmas em regiões europeias.  

Entre 23 a 27 de Setembro a SPI esteve nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, no estado do Ceará, a realizar um treinamento e exercício de descoberta empreendedora com os atores locais da área de tecnologias de informação e comunicação (TIC), atores políticos, academia e agências de financiamento. O evento serviu para elucidar e elaborar estratégias de especialização inteligente no estado do Ceará.

O projeto EU-CELAC Innov-AL Platform 2 é coordenado pela Infyde em consórcio com a SPI e outras instituições europeias, nomeadamente VTT e EURADA. Sendo financiado pela União Europeia, através da Direção Geral de Política Regional e Urbana, o projeto busca construir uma plataforma capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias no âmbito das estratégias de especialização inteligente através da cooperação entre dois estados brasileiros e duas regiões europeias.