Economia do Conhecimento

Coleção de Materiais Didáticos

  A Realidade Portuguesa


A intenção dos autores, que estão envolvidos no projecto de dinamização da Agenda de Lisboa e do Plano Tecnológico em Portugal, é abordar o problema da competitividade com coesão social na economia portuguesa. Assim, são apresentados conceitos e modelos que têm como suporte as inovações tecnológicas e não-tecnológicas.
O percurso narrativo do manual aborda também os desafios e as condicionantes colocadas à aplicação da Estratégia de Lisboa em Portugal. Em remate final é discutido o Plano Tecnológico e enunciam-se sete factores que permitirão abordar os desafios que se colocam a Portugal e aos Portugueses.

  Descarregar o Manual

   Sobre os autores


Arminda Neves

Exerce funções de coordenadora Adjunta da Estratégia de Lisboa. Ocupou, entre outras, as funções de Responsável de Área no Programa Integrado de Apoio à Inovação; directora do Gabinete de Reforço das Competências de Gestão na Saúde; assessora da Ministra para a Qualificação e Emprego; professora convidada na Universidade de Évora.

Autora individual e co-autora de diversas obras e artigos como «Ética Empresarial e Responsabilidade Social das Organizações», «Condições de Trabalho dos Enfermeiros Portugueses», «Para uma Política de Inovação em Portugal», «Gestão na Administração Pública».

José Carlos das Dores Zorrinho

Doutorado em Gestão de Informação pela Universidade de Évora, Professor Catedrático do Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora.Foi secretário de Estado adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV Governo Constitucional. Foi coordenador do Programa Proalentejo.

Desde Julho de 2005 desempenha as funções de coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e desde Janeiro de 2006 coordena o Plano Tecnológico.

Manuel Duarte Mendes Monteiro Laranja

Doutorado em Política Económica de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo SPRU na Universidade de Sussex e MBA pela Universidade de Warwick.

Foi assessor do secretário de Estado da Economia no XIV Governo e director na Agência de Inovação. Actualmente é assessor do coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e professor no ISEG, onde coordena o Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial. Tem três livros e vários artigos publicados.

Rui Grilo

Doutorado em mudança organizacional pela Universidade de Hertfordshire, onde é membro do Complexity and Management Centre. Desempenha actualmente as funções de chefe de gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Foi director do portal SAPO.pt, coordenador de projectos web e analista sénior no Grupo PT, chefe de gabinete do Ministro das Finanças e da Presidência, adjunto do Primeiro-ministro e assessor do secretário de Estado da Juventude.