Economia do Conhecimento

Coleção de Materiais Didáticos

  Sobre


À economia assente nos factores físicos de produção sucede hoje uma economia onde o conhecimento assume preponderância, como um novo e determinante factor de produção. O conhecimento converteu-se num motor da produtividade e do crescimento económico e as mudanças que advêm com a economia do conhecimento alteram profundamente a organização da própria economia e da sociedade. Visando contribuir para uma maior compreensão deste novo paradigma, a Sociedade Portuguesa de Inovação, S. A. vem, através desta colecção, associar-se aos esforços nacionais e europeus de promoção de uma economia com base no conhecimento.
Esperamos que a presente colecção, construída com as pertinentes contribuições de um grupo de especialistas de diferentes áreas e com a valiosa coordenação científica do Eng. Luís Mira Amaral, se possa afirmar como uma obra de referência a nível nacional.

Augusto G. Medina
Presidente do Conselho de Administração



Esta colectânea pretende explicar em que consiste o modelo económico chamado Economia do Conhecimento, como é que ele pode ser aplicado no desenvolvimento económico e social (noção mais abrangente e exigente que a do crescimento económico) quais as regiões do Mundo em que é mais evidente a aplicação do conceito e ainda como é que o conhecimento deve ser gerado nas empresas para ser de facto o mais importante factor de competitividade nos dias de hoje.
A colectânea é completada com uma reflexão de como e quais as implicações da aplicação em Portugal do modelo no sistema científico e tecnológico, no sistema de ensino, nas organizações sem fins lucrativos e na administração central e local. Termina com uma reflexão sobre a aplicação deste modelo em Portugal, utilizando instrumentos de políticas públicas a nível europeu – Agenda de Lisboa – e a nível nacional – Plano Tecnológico – para efeitos de promoção da competitividade com coesão social no nosso país.

Luís Mira Amaral
Coordenador Científico