Saltar para o conteúdo

Agosto 6, 2026

A SPI participa no Salão China-Europa sobre a Nova Produtividade de Qualidade Impulsionada pela IA Industrial.

A SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação) participou no Salão China-Europa sobre Cooperação Internacional para a Nova Produtividade de Qualidade Impulsionada pela Inteligência Artificial Industrial, realizado em Pequim, no dia 29 de julho de 2026.

O evento reuniu académicos europeus e chineses, investigadores universitários, executivos de empresas multinacionais e representantes de instituições internacionais dedicadas ao desenvolvimento de talento. Os participantes partilharam conhecimentos e debateram temas como a inteligência artificial industrial, a inovação em tecnologias verdes, o desenvolvimento de chips para IA e a formação conjunta transfronteiriça de talentos na área da engenharia.

Ted CAO, Representante-Chefe do escritório da SPI na China, participou nas sessões principais do evento e manteve intercâmbios aprofundados com oradores de destaque, incluindo académicos europeus e conceituados investigadores chineses. Enquanto facilitadora de longa data da cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) entre a China e a União Europeia, a SPI procura promover parcerias sustentáveis nas áreas da IA industrial, do fabrico avançado e dos setores de baixo carbono.

No futuro, a SPI irá aproveitar a sua vasta experiência em projetos do Horizonte Europa para reforçar a ligação entre institutos de investigação, empresas e plataformas de inovação da China e da Europa. A organização pretende explorar iniciativas conjuntas de I&D, programas de intercâmbio de investigadores e ações de formação de talentos, promovendo a transferência bidirecional de tecnologia e a colaboração industrial entre a China e a Europa.

A SPI continuará a atuar como uma ponte de confiança para a cooperação em inovação entre a China e a Europa, apoiando o desenvolvimento de uma nova produtividade de qualidade impulsionada pela inteligência artificial industrial.