A SPI apoiou a organização do Partnering Event for European Cluster Partnerships

30 Outubro 2018

 

A SPI, como parceira do European Observatory for Clusters and Industrial Change (#EOCIC), apoiou a organização do Partnering Event for European Cluster Partnerships que decorreu no dia 25 de outubro em Bruxelas.

Este evento reuniu 50 parcerias de clusters, incluindo as European Strategic Cluster Partnerships for Going International (ESCP-4i), as European Strategic Cluster Partnerships for Smart Specialisation Investments (ESCP-S3), os projetos Innosup-1 e os projetos Cluster Excellence. Este evento possibilitou a partilha de experiências entre as organizações de cluster e explorar futuras colaborações com outros projetos e iniciativas.

O objetivo principal do Partnering Event foi promover discussões grupais sobre diversos temas através das sessões World Style Café. Neste sentido, uma das sessões abordou diferentes temas estratégicos, tais como ações para que as parcerias de cluster possam apoiar as PME com um maior impacto, como criar parcerias sustentáveis ou como fomentar o estabelecimento de atividades conjuntas com outros projetos e iniciativas. Alem disso, a segunda ronda de grupos de discussão abordou diferentes temas de atualidade propostos pelos participantes, tais como a definição de serviços de alto impacto para as PME, como encorajar o estabelecimento de colaborações internacionais ou que serviços podem ser implementados para apoiar as parcerias de clusters.

O evento contou ainda com outras sessões nas que os representantes da DG GROW apresentaram as novidades sobre a comunidade de clusters, tais como a recente convocatória para a organização das “EU Cluster Weeks 2018-2019”  por toda a Europa, bem como os planos para as futuras Joint Cluster Initiatives.