Spi participa na abertura oficial do centro “ENRICH no Brasil”

12 Dezembro 2017

 

A "Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação" (ENRICH) no Brasil foi inaugurada em 29 de novembro de 2017 em Brasília, Brasil. 'ENRICH no Brasil' pretende tornar-se o principal polo e ponto de contato para atores europeus e brasileiros de Ciência, Tecnologia e Inovação. O centro encorajará e facilitará a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo entre a Europa e o Brasil, apoiando e capacitando todos os atores da inovação (públicos e privados) ao longo da cadeia de (valor) inovação.

 

O lançamento do primeiro centro no Brasil foi apoiado pelo Embaixador da União Européia no Brasil, Excelentíssimo Sr. João Gomes Cravinho, que destacou em seu discurso a estreita relação entre o Brasil e a Europa também em termos de inovação.

 

A partir do próximo ano, o centro “ENRICH no Brasil” oferecerá serviços a atores de inovação públicos e privados, como empresas, organizações de pesquisa e atores governamentais. Os serviços oferecidos em 2018 apoiarão a internacionalização e capacitarão os atores da inovação, oferecendo treinamentos feitos à medida. O portfólio de serviços abrange oportunidades de networking, como rodadas de negócios, sessões de pitching e eventos de matchmaking, bem como estudos informativos e análises competitivas. Para complementar a experiência “ENRICH”, serviços de consultoria jurídica e financeira personalizadas também fazem parte do portfólio.

 

O chefe da divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Luis Fernando Corrêa da Silva Machado, enfatiza que o centro “ENRICH no Brasil” segue a mesma abordagem do governo brasileiro para impulsionar as relações com os países europeus. "Esperamos que o centro enriqueça nossa cooperação", afirmou. O diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal Salles Filho, destacou os benefícios de se envolver no centro: "Ao participar do centro “ENRICH no Brasil”, o SENAI poderá estabelecer mais parcerias para desenvolver novas tecnologias que interessam à indústria brasileira". Ele acrescentou que "as parcerias internacionais são importantes para os Institutos SENAI de Inovação para satisfazer plenamente a demanda do setor industrial".

 

“ENRICH” é uma iniciativa da União Europeia, executada no Brasil pelo projeto CEBRABIC que recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação da União Européia, Horizonte 2020. Um grupo com quatro instituições brasileiras e oito europeias da Alemanha, Portugal, Bélgica, Hungria, Áustria, Espanha e Turquia fazem parte do consórcio do projeto para fortalecer a cooperação em pesquisa, inovação e negócios entre o Brasil e a Europa, estabelecendo o centro "ENRICH no Brasil".

 

"ENRICH no Brasil" é um dos centros piloto da iniciativa europeia para melhorar a Cooperação Empresarial e de Inovação. O Fraunhofer IPK, localizado em Berlim, Alemanha, é o coordenador do consórcio e parte da Fraunhofer Gesellschaft e. V., a maior organização de pesquisa aplicada na Europa. A "Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação" (ENRICH) compreende dois outros centros piloto além do "ENRICH no Brasil", o "ENRICH na China" e o "ENRICH nos EUA".

 

Os atores de inovação europeus e brasileiros interessados podem receber mais informações sobre o centro "ENRICH no Brasil" visitando a página web http://www.eucentres.eu/brazil ou enviando um e-mail para brazil@eucentres.eu.

ENRICH in Brazil