SPI apoia LIS-Water, primeiro centro internacional para água em Portugal

03 Novembro 2017

 

No dia 31 de Outubro, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), lançou em Lisboa uma nova iniciativa: LIS-Water, Lisbon International Centre for Water.
O LIS-Water será o primeiro centro de excelência internacional de água em Portugal. A iniciativa, coordenada pelo LNEC, é apoiada pela Cranfield University, no Reino Unido, e pela Sorbonne Business School, em França.
Ainda em processo de desenvolvimento, o LIS-Water será um Centro de Excelência em políticas públicas, regulação e gestão de serviços de águas e recursos hídricos, dedicado à investigação e inovação, reflexão e aconselhamento estratégico, educação, formação e capacitação, apoio à indústria e participação social.


A cerimónia de lançamento teve lugar no Auditório do LNEC, pelas 15:00 horas, e foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Eng.º João Matos Fernandes, que anunciou um dos futuros projectos do Centro:
“Posso anunciar que, por solicitação do Ministério do Ambiente, o LIS-Water vai desenvolver um Programa nacional de capacitação dos recursos humanos (PNCRH) sobre ‘Serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais e pluviais’, em parceria com associações do setor, destinado aos atuais 16 000 profissionais da água, que são naturalmente uma inestimável mais-valia nacional que importa motivar e apoiar continuamente.”
Consulte mais informações sobre a LIS-Water em lis-water.org, no Facebook (@LISWater) ou Twitter (@_LISWater). Este projeto é financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.