SPI em missão de trabalho à Guatemala para promover o desenvolvimento turístico e territorial

28 Abril 2017

 

Entre os dias 18 e 22 de abril a SPI realizou uma missão de trabalho à Guatemala, no contexto do projeto de desenvolvimento turístico e territorial da Guatemágica (www.guatemagica.gt), localizada no departamento de Retalhuleu (a cerca de 200 km da capital o país).

Este projeto, que conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, pretende fomentar a atividade turística e o processo de ordenamento e planificação territorial da Guatemágica. Esta é uma marca turística que corresponde territorialmente ao departamento de Retalhuleu e baseia-se fundamentalmente no turismo de entretenimento, em virtude da presença de parques de diversão e parques temáticos administrados pelo Instituto de Recreação dos Trabalhadores Privados da Guatemala (IRTRA).

A missão contou com a participação dos consultores da SPI, André Barbosa e Nuno Andrade, bem como dos consultores locais Ada Beatriz Pinelo e Marlon Calderón. A missão pretendeu, apresentar os desenvolvimentos recentes do projeto e, em especial, discutir os projetos catalisadores do desenvolvimento turístico e territorial com atores chave locais. Para este efeito, foi organizado um workshop na cidade de Retalhuleu, que contou com a presença de mais de 25 participantes – entre gestores de hotéis e restaurantes, autarquias, institutos públicos nacionais com competência na área do turismo e do território, entre outros.

No seguimento desta missão, a descrição dos projetos será atualizada e incorporada no Plano de Ação do projeto.