SPI participou no primeiro evento do projeto EXCTING - Conference of EU-China Collaboration on 5G and IoT Research em Pequim

17 Março 2017

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) participou no primeiro evento do projeto EXCITING - Conference of EU-China Collaboration on 5G and IoT Research, que decorreu no dia 9 de março em Pequim, China.

O projeto EXCTING (https://euchina-iot5g.eu/), que teve início em novembro de 2016, é uma ação de apoio e coordenação financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020, e pelo governo Chinês. O consórcio é composto por 14 parceiros, entre organizações europeias e chinesas. A SPI é uma entidade parceira no projeto.

O evento incidiu na apresentação dos recentes desenvolvimentos em 5G e IoT (Internet das Coisas) na UE e na China. Abordou vários tópicos de interesse comum, principalmente nas prioridades no setor de 5G e IoT, de forma a fomentar a cooperação em Ciência e Tecnologia entre Europa e a China, na estandardização do setor e em novos mecanismos para melhorar a cooperação UE-China.

A conferência contou com a participação de Jean-Pierre Bienaimé, secretário-geral das PPP do setor de 5G, de Egon Schulz, diretor da Wireless Innovation Center – Huawei, de Chih-Lin I, cientista principal da Wireless Technologies - China Mobile, e Ziqin Sang, vice presidente da ITU-T SG20, entres outros convidados.

Neste evento participaram mais de 180 pessoas de diferentes países, incluindo Alemanha, China, França, Reino Unido e Suíça.

O evento foi dividido em quatro sessões: i) perspetivas políticas; ii) perspetivas tecnológicas; iii) aplicações e iv) painel final para ações conjuntas futuras, onde os especialistas e os parceiros do projeto discutiram sobre a atual cooperação tecnológica entre a Europa e a China. A conferência terminou com a identificação dos benefícios mútuos de forma a proporcionar um ambiente de cooperação melhorado entre a Europa e China.