SPI organiza o “Cluster Managers Workshop: an international dialogue on research based industrial clusters in the Black Sea Region” em Kiev

03 Março 2017

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI – www.spi.pt) organizou, em conjunto com o Institute for Economics and Forecasting Ukrainian National Academy of Sciences (IEF) e Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e. V. (DLR), o evento internacional “Clusters Managers Seminar”. O seminário decorreu durante o dia 15 de fevereiro em Kiev, Ucrânia.
O evento foi organizado no âmbito de dois projetos financiados pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia: o Black Sea Horizon (https://blacksea-horizon.eu/) e o Strengthening Research and Innovation towards Ukraine (https://ri-links2ua.eu/).


O principal objetivo do evento era promover o diálogo entre os clusters industriais e de investigação selecionados da região do Mar Negro, fomentando oportunidades de cooperação e providenciar recomendações sobre como estabelecer, gerir, sustentar e internacionalizar clusters industriais. Em particular, o evento incidiu sobre a apresentação inicial do relatório sobre as recomendações em cima mencionadas, desenvolvido pela SPI. A primeira parte do evento foi dedicada à apresentação de ferramentas e diretrizes relevantes sobre clusters, sendo que a segunda parte focou-se na discussão e implementação de melhores práticas nos diferentes clusters da região do Mar Negro.


O seminário contou com a participação de vários representantes de clusters, associações de clusters, centros de investigação, universidades, empresas privadas e organizações governamentais. No total, 80 representantes participaram no seminário, de países como Arménia, Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Hungria, Lituânia, Moldávia, Roménia, Polónia, Portugal e Ucrânia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Para consultar as apresentações, clique aqui.