Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI): Lidera initiativa para a criação do Centro Europeu de Investigação e Inovação na China

06 Janeiro 2017

 

A Comissão Europeia (CE) aprovou recentemente o projeto ERICENA, que visa criar um Centro de Investigação e Inovação na China, como parte dos seus esforços para aprofundar a cooperação científica e tecnológica UE-China. Este é o primeiro Centro financiado pela CE na China que se foca em investigação, desenvolvimento e inovação. O Centro vai ligar e apoiar investigadores europeus, empreendedores e empresas no mercado chinês, ajudando a reforçar a posição da Europa como líder mundial em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
“O objetivo é criar um Centro na China, capaz de apoiar investigadores, empreendedores, start-ups e PME Europeias nos primeiros passos de abordagem ao mercado Chinês, ajudá-los a contactar com os homólogos Chineses e, ao mesmo tempo, capacitar as partes interessadas Chinesas numa melhor interação com o lado Europeu", disse Doutora Sara Medina, Membro do Conselho de Administração da SPI.”


O projeto conta com um orçamento de 3 milhões de euros (3,18 milhões US $) e terá início em janeiro de 2017, sendo que o Centro deverá entrar em pleno funcionamento em 2019. Este funcionará baseado numa rede - com sede em Pequim, mas apoiando-se em diversas redes em toda a China. O projeto inclui outros parceiros europeus e da China, nomeadamente European Business and Innovation Centre Network (EBN), Fraunhofer (IPK), Universidade TSINGHUA (THU), China Science and Technology Exchange Centre (CSTEC) e Torch High Technology Industry Development Centre (TORCH) do Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
Os serviços do Centro irão incluir desde a organização de eventos com vista ao aumento do intercâmbio entre investigadores chineses e europeus, até à produção de relatórios relativos à situação da China no que respeita à inovação tecnológica. Adicionalmente, o Centro irá apoiar empresas privadas de países da União Europeia na realização de investigação e na procura de oportunidades na China, bem como a encontrar parceiros Chineses.


A SPI organizará um evento no dia 19 de Janeiro de 2017, na Universidade do Porto, para lançar oficialmente o projeto ERICENA, com uma discussão de alto nível sobre como o Centro pode apoiar investigadores Europeus, empreendedores e empresas a abordar novas oportunidades de CTI na China. O evento contará com a presença de instituições líder em CTI europeias e chinesas, incluindo representantes da CE. A SPI, em nome da equipa do projeto, apresentará o projeto ERICENA.
Para aceder à agenda do evento e se registar no mesmo, utilizar o link.

 

Poderá aceder a notícias adicionais sobre este projeto, publicadas noutros meios de comunicação, nos links abaixo:

TSF
Sapo Noticias
Tech ITT
aicep Portugal Global
ponto final
Hoje Macau
China Daily
Embaixada de Portugal em Pequim