SPI realiza workshop sobre cooperação em investigação e inovação no Brasil

05 Dezembro 2016


A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) organizou, no âmbito do projeto INCOBRA (Increasing International STI Cooperation between Brazil and European Union – www.incobra.eu), entre os dias 16 e 18 de novembro, uma série de eventos com entidades do sistema científico e tecnológico do Brasil e da União Europeia.

A semana começou com reuniões de trabalho entre os parceiros do INCOBRA, projeto coordenado pela SPI, para avaliar os resultados alcançados até o momento e planear atividades futuras.

Em seguida, realizou-se, sob orientação da Unicamp e do Instituto Frauhofer, o "Strategic Foresight Workshop (SFW)" com o objetivo de identificar futuras tendências, oportunidades e barreiras para cooperação em investigação e inovação (I&I) entre o Brasil e a União Europeia (UE). O workshop reuniu mais de 40 especialistas brasileiros e europeus dos setores público e privado.

O SFW contou com a experiência de diferentes especialistas para identificar tópicos de interesse mútuo para cooperação em I&I entre Brasil e União Europeia nas seguintes áreas prioritárias: Bioeconomia, Energia, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável, Tecnologias da Informação, Ciência Marinha, Nanotecnologia e Desafios Sociais.

Cada grupo identificou até 12 temas, que serão novamente debatidos com um novo grupo de especialistas, em Frankfurt, na Alemanha, nos dias 12 e 13 de janeiro, no contexto de um novo SFW organizado pelo INCOBRA. A partir das informações recolhidas no workshop, serão desenhados roadmaps que possam contribuir para o diálogo político em I&I entre Brasil e União Europeia.

O projeto INCOBRA, financiado pelo Horizonte 2020, é coordenado pela SPI e apoiado por outras 13 instituições, do Brasil e da União Europeia, e busca construir uma plataforma capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).