Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) organiza seminário sobre Inovação no Tajiquistão

29 Julho 2016

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação, em conjunto com a Academia de Ciências do Tajiquistão, organizou, no âmbito do Projeto Inconet CA (http://www.inco-ca.net/), um seminário dedicado à temática da Inovação.
O seminário foi realizado em Dushambe, capital do país, nos dias 14 e 15 de Junho, e abordou um conjunto de questões associadas ao tema, partindo da introdução de conceitos chave para a abordagem de temas mais complexos como o aprofundamento de modelos cooperação no domínio da ciência, tecnologia e inovação, incluindo modelos de negócio aplicáveis, investigação responsável e propriedade intelectual.

O evento contou com participantes de diversos países da Ásia Central, designadamente do Tajiquistão, do Uzbequistão, do Cazaquistão, da Quirguízia e do Azerbaijão, que representaram instituições do sistema cientifico e tecnológico dos respetivos países.

O projeto Inconet CA (STI International Cooperation Network for Central Asian Countries), no âmbito do qual foi realizado o seminário, visa apoiar o desenvolvimento do diálogo bilateral entre países membros da União Europeia e países da Ásia Central, no domínio da Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque nos desafios societais específicos identificados como de interesse comum: Alterações Climáticas, Energia e Saúde. O projeto Inconet CA identificará ações e stakeholders e implementará atividades piloto inovadoras que contribuirão para o reforço do impacto e coordenação das ações individuais.