SPI participa na Conferência Final do Projeto SaveH2O - “Save Water for an Horizon of Opportunities”

16 Agosto 2016

 

No passado dia 30 de junho, a SPI participou na Conferência Final do Projeto SaveEH2O - “Save Water for an Horizon of Opportunities”, do qual é membro integrante. O evento teve como objetivo disseminar os resultados do projeto e apresentar as ferramentas online que apoiarão as PME europeias a calcular a sua Pegada Hídrica. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, incluíndo representantes de PMEs, associações empresariais, prestadores de Ensino e Formação Profissional (EFP), centros de formação e consultadoria para PMEs, além de entidades públicas.

O projeto SaveH2O, coordenado pela Agency for Rural Development of Zadar County, Croácia, é cofinanciado pela União Europeia através do Programa ERASMUS+, e é resultado da colaboração de organizações de 6 países: Croácia, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica e Grécia. O objetivo do Projeto é o desenvolvimento de materiais e ferramentas de formação que permitam dotar gestores e proprietários de PME, técnicos e especialistas de organizações de apoio a empresas, de competências e conhecimento para a avaliação do consumo de água nas PME europeias, e a definição de estratégias que ajudem a reduzir esse consumo sem afetar significativamente a sua competitividade.

No dia 1 de julho, a SPI participou também na 4ª Reunião Internacional do Projeto, que também decorreu em Zadar. Durante a reunião foram discutidos os últimos passos de preparação das ferramentas online do Projeto, e também planeadas as últimas atividades de disseminação a desenvolver pelos parceiros durante os últimos meses do projeto

Assim, a SPI organizou a palestra “SaveH2O: A Pegada Hídrica no Setor Empresarial”, que teve lugar no dia 21 de junho no Porto, e no dia 13 de julho em Lisboa. Os participantes aprenderam sobre a problemática da Pegada Hídrica empresarial, os riscos envolvidos e as oportunidades para os seus negócios. Foram também apresentadas as ferramentas online do Projeto SaveH2O:

A rúbrica de rádio “Energia Positiva”, resultante da colaboração entre a RDS Rádio e a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal e Câmara Municipal do Seixal, entrevistou a SPI sobre o Projeto SaveH2O e os seus resultados. A entrevista, em Português, pode ser em ouvida em http://goo.gl/PDsRBF.