SPI participou no evento “PACE-Net Plus Bi-regional Platform” em Nadi, Fiji nos dias 30 de Junho e 1 de Julho 2016

12 Julho 2016

 

A University of the South Pacific, Faculdade de Ciência, Tecnologia e Ambiente, foi a anfitriã do evento “PACE-Net Plus bi-regional platform”. O tema deste ano era “Moving towards a high-level policy dialogue in Science, Technology and Innovation (ST&I) pathways to innovation in the Pacific region”.
Este evento insere-se no âmbito do projeto PACE-Net Plus - Pacific-Europe Network for Science, Technology and Innovation (http://pacenet.eu), em que Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) é entidade parceira, é financiado pela Comissão Europeia e visa desenvolver a cooperação bi-regional na Ciência, Tecnologia & Inovação entre a região do Pacífico e a União Europeia.
O evento decorreu nos dias 30 Junho e 1 Julho de 2016, em Nadi, Fiji. O objetivo era disseminar os principais resultados das atividades do projeto à Comissão Europeia. Os participantes discutiram as recomendações políticas que têm vindo a ser desenvolvidas no projeto, de forma a promover a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre a Europa e o Pacífico.
O Vice-primeiro-ministro de Tonga, o Dr. Siaosi Sovaleni, inaugurou a sessão no Hotel Tanoa International. A SPI participou neste evento, juntamente com mais de 100 participantes da região do Pacífico (Austrália, Fiji, Papua-Nova Guiné, Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Samoa e Vanuatu) e da Europa (França, Alemanha, Portugal, Suécia e Reino Unido), incluindo representantes da Comissão Europeia, cientistas e académicos, representantes de organizações de financiamento e do setor público. A SPI apresentou o relatório “Case Studies on Successful Industrial Innovation in the Pacific Islands” e desempenhou um papel ativo na apresentação do “Societal Challenge – Health demographic change and wellbeing”, para o projeto de seed-funding “Monitoring non-communicable disease mortality in Pacific Island States”, que a SPI é responsável.