Maior programa internacional para projetos Cleantech arranca em Portugal

30 Maio 2016

 

Estão abertas as candidaturas para um novo programa de apoio a ideias de negócio em cleantech, promovido pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (www.uptec.up.pt), com o apoio da SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação (www.spi.pt). O ClimateLaunchpad (www.climatelaunchpad.org), maior competição do mundo na área da inovação associada ao clima, é um iniciativa da União Europeia que já está presente em 30 países.

Criada em 2014, a iniciativa proporciona o ecossistema ideal para a transformação de ideias sustentáveis em negócios globais. Em dois anos de competição, o Climate LaunchPad recebeu mais de 1200 candidaturas de toda a Europa. Em 2016, o programa arranca em Portugal, através do UPTEC e da SPI.

Os projetos selecionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch e acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC (www.climate-kic.org). A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e de apresentar o negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em Tallin, Estónia, de 7 a 8 de Outubro. O grande vencedor da competição europeia receberá um prémio monetário no valor de 10 mil euros. O Top 10 terá acesso direto à Climate-KIC Accelerator!

Ao ClimateLaunchpad podem concorrer todas as ideias de negócio ou startups que não tenham mais de um ano de atividade, nem tenham recebido investimento superior a 200 mil euros. As candidaturas têm de ser redigidas em inglês e devem ser submetidas até 22 de Junho em: www.climatelaunchpad.org/application-form/.