Bragança na Startup Europe Week

05 Fevereiro 2016

Decorreu na passada quarta-feira, 3 de fevereiro, nas instalações do Brigantia-EcoPark – Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, o evento “Startup Europe Week - Bragança”. A participação na Startup Europe Week coloca Bragança no mapa das cidades europeias que mais importância dão à temática do empreendedorismo.


A Startup Europe Week (SEW) – 1 a 5 fevereiro de 2016 – é o maior evento de empreendedorismo na Europa, sendo promovido pela Comissão Europeia e pela Startup Europe com vista a fomentar do empreendedorismo a partir de ações de aproximação entre os organismos de governo local e empreendedores. Ao longo da semana foram debatidas as realidades locais de empreendedorismo num conjunto de iniciativas que decorreram em paralelo em mais de 200 cidades e 40 países da Europa, onde se incluiu a “Startup Europe Week - Bragança”.


A Câmara Municipal de Bragança e o Brigantia-EcoPark, em parceria com a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, dinamizaram a participação brigantina na Startup Europe Week, numa sessão onde se estimulou uma discussão alargada sobre o ecossistema de empreendedorismo de Bragança e sobre as oportunidades oferecidas pelo território para empresas novas e em crescimento.


Com mais de 70 participantes, o evento contou com intervenções de Paulo Piloto (Brigantia-EcoPark), José Adriano (Inst. Politécnico Bragança), Sofia Esteves (SPI) e Hernâni Dias (Presidente da Câmara Municipal de Bragança), que anunciou a intenção de lançar um Gabinete de Apoio ao Empreendedor, uma ação que reflete o forte compromisso do executivo municipal com a promoção do empreendedorismo na região.


A sessão contou ainda com um espaço de debate alargado, moderado por João Medina (SPI), no qual participaram vários empreendedores e empresários locais. No debate destacaram-se os pontos fortes do território, que vão desde a elevada qualificação e profissionalização do capital humano brigantino até à proximidade com os epicentros do mercado ibérico, gerando deste modo oportunidades para o aparecimento e crescimento de novos negócios em Bragança.

 

Informação adicional sobre o Startup Europe Week disponivel aqui

 

Informação adicional sobre o SEW Bragança disponivel aqui