SPI organiza reunião de arranque do projeto CORRIE

16 Dezembro 2015

 

A primeira reunião do projeto CORRIE (programa Erasmus+) aconteceu no Porto, nas instalações da SPI, nos dias 9 e 10 de dezembro. Esta reunião contou com a participação das entidades membro do consórcio do projeto, provenientes de 7 países europeus como Portugal, Bulgária, Malta, Itália, Espanha, Irlanda e Holanda e permitiu definir ideias e planear etapas para o arranque e desenvolvimento do projeto.
O turismo é um dos maiores setores económicos do mundo e de mais rápido crescimento. Neste crescimento contínuo do turismo existe uma tendência crescente, bem como uma sensibilização dos consumidores para o turismo sustentável e responsável. O turismo responsável minimiza os impactos económicos, ambientais e sociais negativos, trazendo benefícios económicos às comunidades anfitriãs e preservando os recursos naturais e culturais dos destinos.


O CORRIE - Community of Responsible Recreational Initiatives in Europe tem como objetivo consciencializar sobre o tema do turismo responsável, bem como perceber as oportunidades de negócio inerentes. Desta forma, o projeto aumentará competências empresariais e fomentará uma mentalidade "responsável" entre pessoas e comunidades ativas no turismo. O projeto pretende ainda criar novas abordagens inovadoras para fazer face à competitividade e ao desemprego, nomeadamente a nível regional e local. Isso resultará numa redução do despovoamento rural.