Evento de disseminação do LinkTADs no CVC 2015

23 Novembro 2015

 

O 2º evento de disseminação do LinkTADs decorreu em simultâneo com o Chinese Veterinary Congress (CVC) a 8 e 9 de novembro em Fuzhou, China. O objetivo dos eventos de disseminação é dar oportunidade aos investigadores Chineses e outros stakeholders que trabalham com saúde animal de conhecerem os parceiros do LinkTADs, as atividades do projeto e os principais resultados até ao momento e de que forma podem beneficiar da rede, recursos e oportunidades de colaboração do LinkTADs.


O projeto LinkTADs, uma iniciativa financiada pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, teve início em Novembro de 2013, com o objetivo de coordenar a investigação Europeia e Chinesa sobre prevenção e controlo de doenças animais. A luta contra as doenças animais depende bastante do desenvolvimento de novas ferramentas e estratégias de intervenção/controlo pela comunidade investigadora. Estas podem ser novas vacinas e diagnósticos ou um maior conhecimento e compreensão da doença, para prevenir o seu aparecimento e dispersão e melhorar a abordagem à supervisão, prevenção e controlo. É fundamental que o trabalho destas duas entidades (ou seja, laboratórios de ciência e epidemiologia) esteja interligado e coordenado. A colaboração internacional entre investigadores de saúde animal pode acelerar estes avanços ao unir novas ideias, tecnologias, fundos e conhecimento para solucionar os problemas de saúde animal e assim otimizar a utilização de recursos de investigação. No entanto, existem diversas barreiras que colocam desafios a estes projetos conjuntos.


O 2º Evento de Disseminação do LinkTADs foi organizado em conjunto com a Laboratory Testing Session no 6ºChinese Veterinary Congress, Fuzhou Strait International Conference and Exhibition Center em Fuzhou, China. Este ano, o CVC foi combinado com a 13th China international Agricultural Products Trade Fair. O congresso teve 10 sessões que incluíram mais de 100 tópicos. Mais de 100 especialistas do setor veterinário foram convidados para discursar/dar formação a mais de 4000 pessoas. A reunião realçou abordagens multidisciplinares para a prevenção e controlo das doenças animais e os recentes avanços na investigação. Estando em sintonia com a área de interesse do LinkTADs, as reuniões juntaram um número significativo de pessoas.


A sessão do LinkTADs iniciou com a apresentação de Xin Dong, o parceiro do projeto da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), que apresentou o projeto, os seus objetivos, estrutura (work packages), principais resultados alcançados até ao momento e como utilizar a Base de Dados Online de Oportunidades de Cooperação/Financiamento. Posteriormente, Zhiyong Ma do Shanghai Veterinary Research Institute, CAS (SHVRI) efetuou uma apresentação sobre a tecnologia de deteção do vírus da encefalite japonesa. Xue Han do China Animal Disease Control Center (CADC) apresentou métodos de investigação de epidemiologia veterinária e indicadores básicos de investigação de doenças.