Reunião de arranque do projeto Nano2Trust

07 Novembro 2015

 

A reunião do Nano2Trust, o primeiro projeto Horizonte 2020 coordenado pela SPI, aconteceu no Porto, nas instalações da SPI, nos dias 27 e 28 de outubro.


Esta reunião contou com a participação de mais de duas dezenas de participantes, provenientes de diversos países europeus e permitiu definir ideias e diversas etapas para o arranque e desenvolvimento do projeto.


Nano2Trust (abreviatura de Nanotechnology Mutual Learning Action Plan for Transparent and Responsible Understanding of Science and Technology) visa promover a co-produção de conhecimento, a participação social e o diálogo informado como fatores fundamentais para abordar as preocupações da sociedade quanto ao uso da nanotecnologia e dos nanomateriais.


Tendo como base a necessidade de desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da sociedade, o Nano2Trust irá estabelecer uma plataforma sustentável, à escala europeia, e fazer uso das tecnologias de comunicação atuais, de forma a fomentar o envolvimento da sociedade no desenvolvimento de nanotecnologias e assegurar o intercâmbio da informação e o desenvolvimento da compreensão sobre investigação e inovação responsável.


Como resultado desta iniciativa, irá ser desenvolvido um Plano de Ação, com uma visão partilhada sobre os benefícios e os riscos do avanço das nanotecnologias, assente num futuro de confiança, consciencialização e inclusão, fornecendo orientações sobre as necessidades e preocupações da sociedade como um todo.


Este projeto será desenvolvido por um consórcio de doze organizações, de diversos países e sob a coordenação da SPI, que terá também, um papel igualmente ativo nas atividades relativas à divulgação e comunicação do mesmo.