Projeto ERASMUS+ Chinese4Business desenvolve plataformas de apoio a negócios entre a Europa e China

17 Agosto 2015


O projeto Chinese4Business (C4B) é o resultado de transferência de boas práticas, experiências e resultados gerados no projeto Chinese for Europeans (C4EU) implementado entre 2010 e 2013. Este projeto foi implementado no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia (ação KA2 Línguas, por parceiros da Bélgica, Alemanha, Itália, Lituânia e Polónia).

O projeto apoia objectivos-chave da União Europeia em aprendizagem ao longo da vida. Em primeiro lugar, apoia a criação e utilização de Recursos Educacionais Abertos, assim como o desenvolvimento profissional de trabalhadores utilizando a metodologia das TICs. O projeto C4B apoia também PMEs a construir relações de negócio com empreendedores Chineses.

O C4B irá desenvolver quatro principais resultados: curso de línguas, guia – orientado à cultura e diversidade de negócios na China, uma plataforma de negócios B2B e um sistema SaaS. Estes resultados são complementares entre si. O primeiro é um conjunto de materiais educacionais multimédia que permite aos representantes de PMEs atividades de autoaprendizagem em linguagem de negócios na China. O segundo refere-se a um repositório de materiais que apresenta de uma foram simples e intuitiva como conduzir de forma eficaz negócios na China. O terceiro é uma plataforma para aplicação prática do conhecimento focado nas questões da linguagem e negócios. Por último, o quarto resultado refere-se a um sistema que processa os produtos anteriormente mencionados numa plataforma “cloud”.

O curso de línguas é desenvolvido com base em três metodologias: CLIL – para aprendizagem simultânea da língua Chinesa e questões relacionadas com o negócio; micro aprendizagem – para influenciar o método de seleção; aprendizagem móvel para preparar o material, tornando possível a sua apresentação em dispositivos móveis.

O projeto é implementado por cinco empresas e instituições educacionais da Bélgica, Polónia, Portugal e Itália. Todas as organizações têm uma vasta experiência na criação de materiais de linguagem utilizando ferramentas modernas de TICs, assim como construíram relações de negócio entre a Europa e China.

Para mais informações, consulte o website do projeto em: http://www.chinese4.biz/