SPI participa no workshop para stakeholders do projecto DECATHLON

15 Junho 2015

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), no âmbito do projecto Decathlon - projecto FP7 focado no desenvolvimento de métodos baseados no ADN, organizou um workshop para stakeholders sobre o tema "Fazer face aos desafios dos métodos de deteção baseados no ADN e das questões de rastreabilidade específicos através uma abordagem interdisciplinar ", que teve lugar no iBET, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, Lisboa - Oeiras (Portugal), no dia 3 de junho de 2015.


O objetivo do workshop foi reunir os stakeholders relevantes da indústria, academia, serviços de inspecção e laboratórios, bem como decisores políticos, para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de métodos novos ou melhorados no campo de patógenos alimentares, rastreabilidade dos OGM, e questões aduaneiras.


O workshop foi estruturado em duas sessões principais. A sessão da manhã foi dedicada a apresentar o projeto Decathlon e fornecer uma visão geral do progresso interdisciplinar no âmbito do projecto sobre os parâmetros mínimos de desempenho (MPP) aspectos de validação, centro avançado de conhecimento analítico, e questões relacionadas com OGM. A sessão da tarde continuou com o progresso interdisciplinar no âmbito do projecto Decatlon no desenvolvimento de aplicações locais, questões aduaneiras, melhor detecção de patógenos alimentares e introdução ao Sistema de Apoio à Decisão (DSS). A cada uma das sessões seguiram-se painéis de discussão com os participantes.


O projeto Decathlon (www.decathlon-project.eu), coordenado pela DLO-Wageningen UR RIKILT, Instituto de Segurança Alimentar, Países Baixos, é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro. O projeto reúne uma ampla gama de especialistas para trabalharem em conjunto no desenvolvimento de métodos novos ou melhorados que são necessários no campo de 1) patógenos alimentares, 2) rastreabilidade dos OGM e 3) questões aduaneiras. O projeto é uma colaboração entre 18 organizações especializadas de vários países, incluindo Países Baixos, Alemanha, China, Eslovénia, França, Irlanda, Noruega, Portugal, Itália, Bulgária e Suíça.


Para obter mais informações sobre o projeto, deverá contactar o coordenador do projeto, Dr. Esther Kok de RIKILT (esther.kok@wur.nl) ou visitar o site do projeto em www.decathlon-project.eu/