SPI participa em workshop no âmbito do projecto Collab4Safety - Towards Sustainable Global Food Safety Collaboration

21 Maio 2015

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) participou, no dia 4 de Maio, na representação da Comissão Europeia em Milão, no workshop de stakeholders  do projeto Collab4Safety “Towards Sustainable Global Food Safety Collaboration”, do qual é parceira.


O projeto Collab4Safety (http://web.spi.pt/collab4safety/), coordenado pelo DLO-RIKILT Wageningen UR, Institute of Food Safety, Países Baixos, é financiado pela União Europeia através do Sétimo Programa Quadro, e é resultado da colaboração entre 10 organizações de 8 países: Países Baixos, França, Reino Unido, Portugal, Polónia, China, Brasil e Rússia.


O objetivo do projeto é optimizar a integração da investigação e formação na área da segurança alimentar entre a União Europeia (UE) e os seus parceiros comerciais, de forma a facilitar o controlo e mitigação de riscos alimentares existentes e emergentes e providenciar uma plataforma sustentável para a integração global de políticas de segurança alimentar.


Durante o workshop foram apresentados os resultados do estudo Delphi bem como abordadas questões relacionadas com a globalização e o impacto em riscos emergentes e a importância da colaboração intersectorial.


Para além disso, foi também apresentado um vídeo, produzido pelo DLO-RIKILT e apoiado pela Comissão Europeia, sobre segurança alimentar, as responsabilidades/actividades dos vários actores na produção alimentar e o sistema regulatório, para além de apresentar o projecto Collab4Safety. O vídeo pode ser encontrado aqui e será também divulgado na Expo Milão.

Mais informações sobre o projecto estão disponíveis aqui; o registo na base de dados de peritos está disponível aqui.