SPI participa na Conferência IT4Energy/Smart Campus

04 Maio 2015

 

Decorreu nos passados dias 27 e 28 de abril 2015 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Conferência IT4Energy/SMART CAMPUS.Ao longo dos dois dias da conferência discutiram-se vários temas relacionados com a eficiência energética, incluindo projetos Europeus, modelos de negócio e recomendações políticas. Também foi discutida a transformação do comportamento dos utilizadores como forma de melhorar a eficiência energética dos espaços que estes ocupam.


O primeiro dia da conferência arrancou com as boas-vindas de Álvaro de Oliveira, Presidente da Alfamicro, e incluiu apresentações de Markku Markkula (Presidente do Comité de Regiões) que abordou os desafios de energia para a Europa, José Carlos Caldeira (Presidente da Agência Nacional de Inovação) que apresentou o papel do Horizonte 2020 e Portugal 2020 e Paulo Ferrão (Diretor do Programa MIT Portugal) que apresentou o tema da eficiência energética. Também houve lugar a um painel dedicado a recomendações políticas, constituído por peritos internacionais incluindo Anilton Salles Garcia (Brasil), Ming Zhao (EMCA, China) e Eric Foster-Moore (Banco Mundial, EUA), para além de Pedro Sampaio Nunes (EUREKA Secretariat), Luís Mira Amaral (Banco BIC) e Augusto Medina (SPI), que dinamizou o painel. Realizaram-se ainda dois painéis adicionais sobre projetos Europeus relacionados com a eficiência energética e as melhores práticas na área.


O segundo dia foi sobretudo dedicado ao projeto Europeu SMART CAMPUS, no qual a SPI é parceiro. O projeto procurou explorar o uso das tecnologias de informação e comunicação para potenciar a mudança de comportamento dos utilizadores no sentido de promover a eficiência energética nos edifícios públicos, em particular nos campus universitários. O projeto envolveu o teste de soluções tecnológicas em quatro universidades Europeias: Helsínquia (Metropolia University of Applied Sciences), Luleå (Luleå University of Technology), Lisboa (Instituto Superior Técnico) e Milão (Politecnico di Milano). Para além do projeto SMART CAMPUS, o dia incluiu apresentações de Carmen Ifrim (Comissão Europeia) sobre a visão da Comissão Europeia para a eficiência energética e de Thomas Goldschmidt (ABB Research) que apresentou a gestão da energia a partir de uma perspetiva tecnológica. Realizaram-se ainda dois painéis sobre temas ligados ao projeto, incluindo a transformação do comportamento do utilizador e modelos de negócio inovadores ligados à eficiência energética, o último com uma apresentação do Douglas Thompson da SPI.


Neste evento foram também notadas as presenças de especialistas, profissionais e estudantes ligados à mecânica, energia elétrica, tecnologias de informação e gestão de instalações, que contribuíram para que a Conferência IT4Energy/SMART CAMPUS fosse um fórum de debate de sucesso com impacto nacional e internacional.