Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) co-organiza segunda edição do ASEAN-EU STI Days

07 Abril 2015

 

A SPI tem o prazer de anunciar a sua colaboração e participação na segunda edição do ASEAN-EU STI (Science, Technology & Innovation) Days que decorreu em Paris nos passados dias 17, 18 e 19 de Março. Este evento insere-se no projeto europeu SEA-EU-NET II, financiado pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, no qual a SPI é parceira.


Reunindo investigadores, cientistas, decisores políticos, empresas inovadoras e outros stakeholders de países da ASEAN e da UU, a conferência de três dias teve como principal foco as áreas da ciência, tecnologia, questões de inovação e cooperação biregional. O evento contou com quase 300 participantes, tendo uma alargada participação dos Estados Membros da UE e dos países da ASEAN, assim como cientistas da China, Ásia Central e da região da Parceria Oriental. Os participantes puderam escolher entre diversos workshops científicos que abordaram temas como alimentação, água e saúde, e mesas redondas com debates políticos com altos representantes e visitas a alguns locais.


A SPI foi responsável por dois dos workshops que decorreram no dia 19 de março. O primeiro workshop ASEAN-EU Research and Innovation Co-operation Policy Consultation focou-se na situação atual cooperação ASEAN-UE em três áreas temáticas: alimentação, água e saúde. O segundo seminário EU-ASEAN Co-operation visou promover a reciprocidade da colaboração UE-China nas áreas científica, tecnológica, industrial e da inovação, tendo igualmente focado a divulgação de oportunidades de financiamento Chinesas.
Igualmente organizado pela SPI, o Showcase of ASEAN-EU Research and Innovation Co-operation contou com 20 participantes de 12 países, que tiveram a oportunidade de expor os seus projetos e investigações ao público, criando assim um ambiente propício e estimulante para o intercâmbio de conhecimento, experiências e networking.