Presença da SPI nos “Seminários de Políticas de Investigação e Inovação”

03 Março 2015

 

A SPI foi recentemente convidada pelo Centro de Inovação Social (ZSI, Áustria) para participar como formadora nos “Seminários de Políticas de Investigação e Inovação” organizados no âmbito dos projetos do STI - CTI: Ciência, Tecnologia e Inovação - International Cooperation Networks for Eastern Partnership Countries and Central Asia (INCO-NET EAP e INCO-NET CA). Os projetos focam-se no diálogo de política STI biregional entre os Estados-Membros / Países Associados da UE e os Países de Parceria Oriental e da Ásia Central, respetivamente, com ênfase em questões de Desafios Societais, nomeadamente alterações climáticas, energia e saúde. Ambos os projetos são financiados pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro Europeu de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração (FP7), do qual a SPI é um membro do consórcio.
A SPI foi responsável por uma sessão de formação sobre "Instrumentos de política na transferência de tecnologia e no âmbito de Direitos de Propriedade Intelectual". Tendo havido uma introdução aos direitos de propriedade intelectual, foi focada a sua execução prática na Ásia Central, seguindo-se uma análise das questões de transferência de tecnologia e sua relação com os interesses industriais e comerciais.
O seminário foi realizado entre os dias 9 a 13 de fevereiro e teve a participação de especialistas em políticas de investigação e gestão dos países da Ásia Central e da Ucrânia.