SPI participou no evento de Policy Dialogue da Plataforma Regional e Bi-regional do PACE-NET Plus na Nova Zelândia

23 Dezembro 2014

 

O projeto PACE-Net Plus - Pacific-Europe Network for Science, Technology and Innovation (http://pacenet.eu), no qual a SPI é parceira, é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo desenvolver a cooperação bi-regional na área da Ciência, Tecnologia e Inovação entre a região do Pacífico e da União Europeia.
Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014, teve lugar, em Auckland, Nova Zelândia, a primeira plataforma de policy dialogue. A SPI participou neste evento juntamente com mais de 80 decisores políticos, e cientistas do Pacifico (Austrália, Ilhas Cook, Fiji, Polinésia Francesa, Nova Caledónia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga) e da Europa (Áustria, França, Alemanha, Malta, Portugal, Reino Unido) com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento do quadro estratégico regional nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da sua contribuição para o reforço da parceria global entre a região do Pacífico e a União Europeia.
Os resultados dos seis Think Tanks temáticos realizados este ano nas áreas da saúde, segurança alimentar, mudanças climática e recursos naturais, no âmbito do projeto, foram apresentados e contribuíram para as recomendações de políticas nas áreas da ciência, desenvolvimento e inovação.
Um conjunto de prioridades foram definidas que fortalecerão a parceria global UE-Pacífico, através da otimização de oportunidades de cooperação.
Os resultados desta primeira plataforma de diálogo bi-regional (a serem publicados em www. pacenet.eu) contribuirão para desenhar as próximas etapas a serem implementadas para a constituição de um diálogo institucionalizado de longo prazo nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação entre a Europa e o Pacífico. As futuras plataformas em Bruxelas (Bélgica) em junho de 2015 e em Suva (Fiji) em meados de 2016 constituem dois importantes marcos para este diálogo bi-regional.
Mais informações disponíveis aqui.