Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) organizam evento de lançamento do estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Portugal 2013

05 Dezembro 2014

 

No passado dia 3 de Dezembro, a SPI e o ISCTE-IUL organizaram uma sessão de apresentação do estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Portugal 2013: Uma Década de Empreendedorismo, que teve lugar nas instalações do ISCTE-IUL, em Lisboa. O estudo GEM é o maior estudo sobre dinâmicas empreendedoras no mundo. O estudo realiza uma avaliação periódica da atividade empreendedora, aspirações e dificuldades dos indivíduos em mais de 70 países.
A SPI e o ISCTE-IUL são responsáveis pelo estudo GEM em Portugal, que tem vindo a decorrer desde 2001.
O evento teve como objetivo apresentar os resultados do estudo GEM Portugal para o ano de 2013, assim como promover a discussão entre os participantes relativamente às principais conclusões obtidas. A sessão foi iniciada pelo Reitor do ISCTE-IUL, o Professor Luís Antero Reto. De seguida, o Eng.º Nuno Gonçalves, consultor da SPI, apresentou os resultados do estudo, seguindo-se uma análise ao empreendedorismo segundo o contexto de Portugal na Europa por parte do Prof. António Caetano, Vice-Reitor do ISCTE-IUL.
Após a apresentação do estudo, seguiu-se uma sessão de discussão das principais tendências do empreendedorismo em Portugal nos últimos anos apresentada pelo Eng.º Mira Amaral, Administrador da SPI. A sessão encerrou com um discurso do Dr. Leonardo Mathias, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, focando-se nos diversos programas de apoio à atividade empreendedora disponíveis em Portugal.