SPI participa num Curso de Formação de Formadores em Métodos de Otimização de Processos na Áustria

17 Outubro 2014

A SPI participou, recentemente, no curso de Formação de Formadores em Wolfsberg, Áustria. Este curso foi organizado no âmbito do projeto COSIMA, do qual é parceiro, e teve como objetivo principal o de preparar formadores para a implementação do instrumento FIS no país de origem de todos os parceiros envolvidos neste projeto (Factory in the Seminar Room – originalmente desenvolvido na Alemanha pelo Learning Factory - www.learning-factory.org).
O Learning Factory é um programa, simples e extremamente eficiente, de simulação de transações para a promoção de métodos de otimização de processos e de melhoramento contínuo no seio de uma organização. O Learning Factory baseia-se num produto real, que permite a simulação de todos os processos da cadeia de produção, incluindo procedimentos administrativos (como é o caso da contabilidade, do planeamento e do controlo) e de gestão da qualidade, no contexto de uma fábrica ligada à instalação de conectores e tomadas. Este método tem como objetivo principal facilitar a consciencialização para uma “perspetiva global”: os processos, as interfaces e a necessidade de comunicação, a liderança e o trabalho em equipa.
A SPI irá transferir e adaptar o instrumento em Portugal, oferecendo esta formação a formadores do ensino profissional, a jovens adultos (<25 anos) em processo de orientação profissional e/ou estágio, bem como a adolescentes que já tenham integrado o mercado de trabalho.
O projeto COSIMA (Competence Building in Simulation processes for Apprentices and Adolescent Employees) teve início em outubro 2013 e terá uma duração de dois anos. Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Leonardo da Vinci - Transferência de Inovação, que é coordenado pela organização alemã bfw – Unternehmenn für Bildung e envolve oito parceiros de 7 países diferentes: Alemanha, Áustria, República Checa, Estónia, Portugal, Espanha e Suécia.
Para mais informações sobre o projeto, por favor, visite o site do mesmo: http://project-cosima.eu/