Collab4Safety – a SPI apoiou a organização de um evento global de segurança alimentar em Moscovo, Rússia

31 Março 2014

O segundo evento regional do projeto Collab4Safety (C4S) decorreu na Rússia a 18 de Março de 2014, com apoio da SPI. O projeto C4S é uma iniciativa financiada pelo 7º Programa Quadro da União Europeia (http://www.collab4safety.eu). O workshop do projeto “Cooperação global sustentável sobre segurança alimentar” foi organizado na Casa do Governo de Moscovo, inserido na Conferência Internacional “Biotecnologia e Qualidade de Vida” e a exposição “Biotech World”.

O evento regional do C4S de Moscovo proporcionou aos participantes a oportunidade de obter novos conhecimentos, partilhar experiências e descobrir fontes de informação através das diversas exposições feitas quer pelos parceiros do projeto (que apresentaram algumas das atividades do projeto o método Delphi como uma ferramenta para analisar a opinião dos especialistas sobre os riscos de segurança alimentar existentes e emergentes, ou a base de dados dos stakeholders (http://web.spi.pt/collab4safety/database) que contem perfis e contactos de especialistas mundiais na área da segurança alimentar, quer pelos especialistas que abordaram diversos temas como por exemplo as tendências de técnicas analíticas para a monitorização dos contaminantes tóxicos alimentares, a análise das toxinas marítimas e a exposição alimentar a resíduos de pesticidas em vegetais, frutas e cogumelos.

Este evento teve 120 participantes incluindo representantes das agências nacionais, membros de organizações internacionais, legisladores e membros de organizações industriais e não-governamentais.