SPI participa na Conferência “Cidades Humanas Inteligentes: O Futuro das Cidades Hoje” em Lisboa

18 Março 2014

No dia 13 de março de 2014, a SPI participou na conferência “Human Smart Cities: The Future of Cities Today” (Cidades Humanas Inteligentes: O Futuro das Cidades Hoje), realizada no Centro de Informação Urbana de Lisboa.

A conferência focou-se em 4 temas principais: Políticas de Cidades Humanas Inteligentes: Do Local ao Global; A Cidade Humana Inteligente: Um Ecossistema Urbano de Inovação; Fazer Políticas na Cidade Humana Inteligente; e MyNeighbourhood: Um Caso de Cidade Inteligente, esta última no âmbito de um projeto Europeu em que a SPI é parceira. Mais informação sobre o projeto  MyNeighbourhood pode ser encontrada em http://my-neighbourhood.eu/.

A conferência montou um cenário para a discussão do futuro das cidades e como a visão da Cidade Humana Inteligente pode apoiar o desenvolvimento local em ecossistemas urbanos, ligando a tecnologia, a inovação e fatores sociais. Peritos internacionais, políticos nacionais e parceiros de projetos Europeus de inovação que contribuíram para a criação da visão e manifesto das Cidades Humanas Inteligentes participaram nos vários painéis da conferência para partilhar as suas perspetivas e experiências acerca da implementação dessa visão.

A conferência foi organizada como parte da Rede de Cidades Humanas Inteligentes. A adesão a esta rede é aberta a cidades de todo o mundo, pretendendo ser uma plataforma para trocar perspetivas acerca do papel das pessoas na construção de serviços  de novas cidades impulsionados pela inovação social para uma sociedade sustentável.