Evento de apresentação de plataforma multilíngue e multimédia de terminologia laboral

25 Outubro 2013

No passado dia 23 de Outubro teve lugar, nas instalações da CICCOPN (Centro Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte - www.ciccopn.pt), na Maia, o seminário “A atualidade nas questões da Segurança e Higiene no Trabalho”, organizado no âmbito de uma parceria entre esta entidade e a SPI. 

Neste evento foi apresentada a plataforma multilíngue e multimédia de terminologia laboral desenvolvida no âmbito do projeto Contracteranto, e cuja finalidade é diminuir barreiras linguísticas e maximizar a segurança em ambientes de trabalho multiculturais. 

O evento contou com a presença de vários oradores, incluindo representantes da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), da empresa de construções Lúcios, da Estradas de Portugal, I. P. e ainda da SPI e da CICCOPN. 

O projeto Contracteranto (http://contracteranto.com), cofinanciado pela Comissão Europeia – subprograma Leonardo da Vinci ––, e no qual a SPI é entidade parceira, é um projeto de transferência de inovação que tem a duração de dois anos, terminando a 31 de Outubro de 2013. O seu principal objetivo é o desenvolvimento de uma base-de-dados, disponibilizada numa plataforma multilíngue e multimédia, de palavras e expressões relacionadas com a segurança laboral, traduzidas em sete línguas europeias (Turco, Búlgaro, Holandês, Inglês, Francês, Português e Espanhol) e transversal a vários setores, tendo atualmente terminologia de quatro: construção, cuidados de saúde, metalomecânica e química.