EMMINVEST: SPI promove o investimento além-fronteiras em empresas de serviços móveis e de mobilidade de toda a Europa

16 Outubro 2013

Nos passados dias 7 e 8 de Outubro de 2013, decorreu em Bruxelas na EBN (European Business and Innovation Centre Network) a reunião de arranque do Steering Group do projeto EMMINVEST, que contou com a participação de representantes da iMinds, Innotek, Citymart, Caixa Capital Risk, Novabase Capital, Alpha Ventures, e do Secretariado-Geral da Investigação e Tecnologia da Grécia. 

Numa discussão liderada pela SPI, o grupo de trabalho estudou a possibilidade de criar um mecanismo de co-investimento além-fronteiras em benefício de investidores e empresas de serviços móveis e de mobilidade de toda a Europa. Com vista a apresentar à Comissão Europeia uma proposta formal para a criação deste mecanismo de co-investimento, os especialistas vão voltar a reunir em Dezembro de 2013 em Dusseldorf, na ocasião da European Venture Summit, onde está prevista a presença de mais de 100 investidores internacionais e mais de 100 empresas. 

O EMMINVEST (www.emminvest.com) é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia - DG Empresas e Indústria, gerido pela Atlantis Research, EBN, Europe Unlimited, Acc10 e SPI, que tem como objetivo facilitar o investimento em PME europeias que prestam serviços móveis e de mobilidade. 

Assim, o EMMINVEST é direcionado a dois grupos alvo: empreendedores destes setores e investidores. Aos empreendedores o EMMINVEST oferece um programa de coaching que visa acelerar o crescimento das empresas e prepará-las para investimento internacional. Aos investidores é disponibilizado um programa de webinars de sensibilização para as oportunidades desta indústria, sessões de apresentação das empresas do portfolio a outros investidores, e acesso a eventos com oportunidade de investment matchmaking como o ESA Investment Forum e o Mobile World Congress em Barcelona. 

Entre as startups graduadas do primeiro programa de coaching encontram-se as empresas portuguesas ViGIE Solutions e XnFinity. O próximo programa de coaching irá ter inicío em Janeiro de 2014 - toda a informação será disponibilizada brevemente em www.emminvest.com.