SPI inicia implementação de curso piloto do projeto Europeu DAISS destinado a empregadores, candidatos a emprego e formadores

27 Setembro 2012

O principal objetivo do projeto DAISS (http://daiss-project.eu), um projeto financiado no âmbito do subprograma europeu “Leonardo - Transfer of Innovation (TOI)”, onde a SPI é entidade parceira, é testar e transferir uma ferramenta inovadora de diagnóstico (“Self-Awareness”), que, para além de permitir uma autoavaliação em termos de competências transversais, combina o perfil de um candidato a uma vaga de emprego com os requisitos definidos pelo empregador para essa mesma vaga. A avaliação das competências transversais dos indivíduos é efetuada através de um teste validado pelo Psychometrics Centre da Universidade de Cambridge. Este teste foi desenvolvido de forma a fornecer um relatório sobre as competências de cada pessoa, analisando as suas principais características (designadamente no que respeita às suas qualidades e estilo de trabalho).

As principais vantagens da ferramenta de “Self-Awareness” para os públicos a que se destina são: 
• Adultos/candidatos a emprego – acesso a um relatório de autoavaliação de competências transversais e possibilidade de alinhar o seu perfil com os requisitos definidos por uma dada entidade empregadora para determinada vaga de emprego; este relatório de competências poderá vir a ser utilizado para diversos fins, nomeadamente para o apoio à elaboração do currículo. 
• Empresas – simplificação do processo de recrutamento e aumento da eficiência do mesmo. 
• Formadores – maior conhecimento das competências transversais e das preferências dos empregadores. 

Neste âmbito, a SPI implementará, em Outubro de 2012, um curso piloto no qual testará a atual versão desta ferramenta (disponível para teste sem custos associados) junto de empregadores, de candidatos a um emprego e de formadores. 

 Para mais informações queira por favor contactar João Rodrigues – joaorodrigues@spi.pt.