Apresentação do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Portugal

28 Agosto 2013

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e a SPI Ventures apresentaram, a 22 de Agosto, os resultados do estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Portugal, relativos a 2012.

O projecto GEM é uma avaliação periódica da atividade empreendedora, aspirações e dificuldades dos indivíduos num largo conjunto de países. Atualmente, o GEM é o maior estudo sobre dinâmicas empreendedoras no mundo.

Originalmente impulsionado pelo Babson College (EUA) e pela London Business School (Reino Unido), a primeira edição deste estudo ocorreu em 1999, tendo abrangido 10 países. Treze anos depois, a edição de 2012 contou com a participação de 69 países, incluindo Portugal, que participou pela sexta vez. 

Os resultados do GEM constituem uma base de análise muito interessante para Portugal, país onde o empreendedorismo é considerado por muitos como uma das principais alternativas para ultrapassar a crise económica e de competitividade, abrangendo quer a criação de novos negócios, quer o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio em organizações já existentes. 

A taxa que mede a percentagem de empreendedores com funções em startups ou novos negócios cresceu ligeiramente, em 2012, situando-se nos 7,7%. Portanto, em cada 100 portugueses, entre 7 e 8 são empreendedores. 

Os mais empreendedores são jovens entre os 25 e os 34 anos. Os homens destacam-se no mundo dos negócios, com 9,2% envolvidos na gestão de novos negócios, enquanto apenas 6,1% das mulheres fazem o mesmo. 

O relatório completo pode ser consultado emhttp://web.spi.pt/GEMportugal2012

A apresentação dos resultados do GEM Portugal 2012 surgiu associada à Entrepreneurship Summer University Conference and Doctoral Programme, um evento internacional de networking para investigadores na área do empreendedorismo, que decorreu entre 19 e 23 de Agosto, e cuja organização coube, em 2013, à Business Research Unit (BRU) do ISCTE. 

Para mais informações sobre o estudo GEM, é favor contactar: 
      • SPI Ventures, Douglas Thompson, 22 607 64 00, douglasthompson@spi.pt 
      • ISCTE-IUL, António Caetano, 21 790 30 00, antonio.caetano@iscte.pt