EMMINVEST – SPI promove discussão em Lisboa sobre coinvestimento além-fronteiras para PME

05 Julho 2013

O último de 3 workshops para investidores do projeto EMMINVEST realizou-se no passado dia 3 de Julho de 2013 em Lisboa, no mesmo local da Future Network and Mobile Summit 2013. Um dos objetivos do projeto EMMINVEST, financiado pela Comissão Europeia, é melhorar o acesso a financiamento e investimento por parte de PME das indústrias de Serviços Móveis e de Mobilidade. Uma parte importante do projeto consiste em avaliar, desenvolver e testar mecanismos de coinvestimento além-fronteiras, em benefício das empresas e dos investidores apoiados. 

Após organizar eventos semelhantes em Sófia e em Barcelona, a SPI convidou investidores e intervenientes chave a reunirem-se em Lisboa, com o objetivo de discutir o design de um potencial mecanismo de coinvestimento além-fronteiras. O workshop contou com a participação de representantes de diferentes tipos de entidades, tais como empresas de capital de risco e instituições financeiras de crédito (Caixa Capital, Orey Financial), redes de business angels (EBAN e APBA), investidores corporate (Nokia Siemens Networks, Novabase Capital), e representantes de mecanismos financeiros governamentais (COMPETE Business Angels). 

Foi apresentada a avaliação preliminar conduzida pelo EMMINVEST a diferentes modelos de cofinanciamento, estudo esse baseado em entrevistas efetuadas a relevantes investidores de toda a Europa. O workshop permitiu a discussão sobre sugestões para o fortalecimento das fontes de financiamento existentes, os potenciais benefícios complementares do mecanismo de coinvestimento EMMINVEST e os mecanismos pelos quais o mesmo pode ser implementado. A agenda do evento pode ser consultada em: http://web.spi.pt/emminvest/programme_lisbon.pdf. 

O projeto EMMINVEST está enquadrado na iniciativa EMMIA (European Mobile & Mobility Industries Alliance - www.mobilise-europe.mobi/emminvest). Para mais detalhes, por favor contactar a Doutora Sara Medina, através de saramedina@spi.pt.