SPI realiza missão de internacionalização ao mercado brasileiro e chileno

05 Novembro 2012

Entre os dias 16 e 26 de Outubro a SPI coordenou a missão de cooperação internacional do Campus do Mar ao Brasil e ao Chile. 

O Campus do Mar é uma rede de cooperação académica e científica entre universidades e institutos de investigação espanhóis (da Galiza) e portugueses (da região Norte do país) nas Ciências e Tecnologias do Mar. Reconhecido como Campus de Excelência Internacional pelo governo espanhol, o Campus do Mar contratou a SPI para conceber e operacionalizar uma estratégia de internacionalização que fomentasse o intercâmbio de alunos, professores e investigadores com diferentes universidades e institutos de investigação. 

Para concretizar esta estratégia, a SPI identificou quatro países prioritários para as relações de cooperação do Campus do Mar – Brasil, China, México e Chile – e identificou igualmente as instituições-chave nesses países na área das Ciências e Tecnologias do Mar. Em Maio, Junho e Julho foram realizadas as missões ao Brasil, China e México, respectivamente, organizadas e coordenadas pela SPI. 

Nesta última missão o foco foi o mercado chileno. Contudo, dada a proximidade geográfica, aproveitou-se a ocasião para a realização de contactos adicionais no Brasil. 

Neste contexto, o Diretor-Geral do Campus do Mar, professor Emílio Fernández, acompanhado por consultores da SPI, esteve nas cidades de São Paulo, Rio Grande e Porto Alegre (Brasil), bem como nas cidades de Santiago, Valdívia, Coquimbo e Concepción (Chile). Nestas cidades, a delegação reuniu-se com diferentes universidades, institutos de investigação e agências de financiamento à investigação. 

Os encontros realizados permitiram definir inúmeras iniciativas conjuntas – tais como workshops, e cursos de verão – bem como estabelecer ações concretas de cooperação académica nos domínios da mobilidade, docência e investigação.