SPI promove ciclo de Workshops de promoção da Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)

19 Julho 2012

A SPI e a Inova-Ria promoveram, no âmbito do projecto ACTOR – Apostar na Certificação das Empresas TICE Organizadas em Rede, um Ciclo de Workshops – Gestão da IDI com vista à Certificação em Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), segundo a NP 4457:2007. Os dois Workshops, realizados nas instalações da SPI, tiveram como objectivo sensibilizar as empresas participantes para a importância da gestão da IDI e esclarecer aspectos operacionais associados aos à implementação e operação de Sistemas de Gestão da IDI. 

O Workshop 1, que se realizou a 29 de Junho sob o tema “A importância da Gestão de IDI e os Requisitos de um sistema de Gestão de IDI”, visou sensibilizar os participantes para a importância da IDI na estratégia das empresas, alertando para os principais desafios que lhes são colocados quando decidem formalizar as actividades de IDI. Este Workshop, para além de consultores da SPI especializados na temática de Gestão da IDI, contou com a participação de oradores da UATEC - Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro, da Novabase e da Declarativa. 

O Workshop 2, realizado no passado dia 10 de Julho, sob o tema “Auditoria a Sistemas de Gestão de IDI”, visou permitir aos participantes compreender o processo de auditorias a sistema de Gestão de IDI segundo a norma NP 4457:2007. Este Workshop contou com a participação do Director Geral da LusAenor, uma das entidades acreditadas pelo IPAC para a Certificação de Sistemas de Gestão IDI (NP 4457:2007). 

O projecto ACTOR, Projecto Âncora do Pólo de Competitividade em Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica TICE.PT (www.tice.pt) promovido pela Inova-Ria e implementado com o apoio da SPI, tem como objectivo principal o desenvolvimento de acções de apoio à qualificação e certificação das empresas do sector TICE e dos seus profissionais e a promoção da competitividade. 

Para ver algumas fotografias dos workshops clique aqui. Para mais informações, consulte o website do projecto: www.spi.pt/ACTOR