SPI promove o envolvimento da sociedade na investigação das áreas da saúde e da alimentação

29 Junho 2012

O projeto INPROFOOD, financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da Comunidade Europeia, visa fomentar o envolvimento da sociedade civil na investigação nas áreas da saúde e alimentação. 

Face ao aumento da obesidade e das doenças crónicas associadas aos padrões alimentares na população europeia, as áreas da saúde e alimentação foram sinalizadas pela UE como prioritárias. Ainda assim, as iniciativas de sensibilização pública para a promoção de uma alimentação mais saudável e adequada não parecem ter gerado mudanças significativas nos padrões de compra e consumo dos alimentos. Neste contexto, a criação de sinergias entre a comunidade científica e a sociedade civil apresenta-se como uma abordagem chave para solucionar os problemas e desafios relacionados com as áreas da saúde e alimentação.  

O projeto INPROFOOD, iniciado em Novembro de 2011 por 18 parceiros europeus (entre os quais a SPI), pretende desenvolver programas e iniciativas nestas áreas, e promover o diálogo e aprendizagem mútua entre empresas, universidades e a sociedade civil, a nível nacional e europeu. Para obter mais informações e para aderir à rede, poderá visitar o site do projeto em www.inprofood.eu.