SPI presente em diversas iniciativas Europeias, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

06 Julho 2012

A SPI encontra-se, presentemente, envolvida em diversos projectos europeus, destacando-se no mês de Junho a sua participação nos projectos IN PATH, JAKIN II e ECON-IT 2. 

O projecto IN PATH - Percursos inteligentes para uma melhor inclusão, é uma iniciativa de 2 anos apoiada pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, subprograma Grundtvig, da Comissão Europeia. Este projecto, coordenado pela SPI, visa quebrar o padrão de transferência de pobreza e exclusão social de cada geração para a seguinte, através da capacitação dos cidadãos marginalizados e socialmente desfavorecidos, para que possam resolver facilmente os problemas do dia-a-dia em diversas áreas e não perpetuem o ciclo de pobreza e exclusão. O projecto visa, ainda, mudar as perspectivas e crenças relativas aos processos de aprendizagem, através da promoção do comprometimento com iniciativas de aprendizagem ao longo da vida. 

Neste momento, está a ser desenvolvido um processo global de análise de necessidades e os resultados vão estar disponíveis, juntamente com outros recursos, no website do projecto. 


O projecto JAKIN II (www.jakin2.eu), apoiado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, subprograma Leonardo da Vinci, da Comissão Europeia, tem como objectivo desenvolver uma ferramenta adaptada às Pequenas e Médias Empresas (PME), que permita calcular o impacto da formação das empresas na sua competitividade e fornecer guias e orientações para programas de formação futuros. A parceria deste projecto, que terminará em Setembro de 2012, está, presentemente, a desenvolver e testar o protótipo da ferramenta. 

Neste âmbito, a SPI irá apresentar o projecto JAKIN II na EDULEARN12 - 4ª Conferência Anual Internacional sobre Educação e Novas Tecnologias de Aprendizagem (http://iated.org/edulearn12). Esta Conferência irá realizar-se em Barcelona, entre os dias 2 a 4 de Julho de 2012, e constitui-se como um relevante fórum internacional, onde são divulgadas as últimas inovações e resultados na área das Novas Tecnologias de Educação, E-learning e metodologias aplicadas à Educação e Pesquisa. O projecto foi também apresentado na 2012 Rome European Academic Conference, que decorreu nos passados dias 6 a 8 de Junho (www.cluteinstitute.com/conferences/2012RMconf.html). 


A SPI foi anfitriã, no passado mês de Maio, da segunda reunião de parceria do projecto ECON-IT 2 (www.econ-it2.eu/en), um projecto apoiado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, subprograma Leonardo da Vinci, da Comissão Europeia, que tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento das aptidões e competências de profissionais ligados ao aconselhamento de empresas e instituições (muitas vezes designados por Consultores), nomeadamente através do desenvolvimento de um curso de formação inovador que será suportado por uma ferramenta on-line interactiva. Foram já analisados os resultados da avaliação das necessidades deste público-alvo, de forma a adequar o desenvolvimento do recurso de formação. Actualmente, a parceria encontra-se a adaptar e desenvolver os conteúdos formativos.