SPI participa em debate sobre a cooperação para o combate às desigualdades na Saúde Materna e Infantil, na Costa Rica

21 Março 2012

A SPI esteve presente, entre os dias 12 e 16 de Março, no workshop de formação para peritos nacionais e na reunião de consórcio do projecto MASCOT (projecto FP7), em San José, na Costa Rica. A SPI faz parte do consórcio do projecto, estando responsável pelas actividades de comunicação e disseminação, organização de eventos e apoio aos peritos nacionais dos países de língua portuguesa. 

Este workshop juntou peritos da África do Sul, Bolívia, Brasil, Chile, Europa (França, Portugal, Reino Unido e Suíça), Ghana, Guiné Bissau, Malawi, México, Moçambique e Tunísia, que foram recebidos pela Ministra da Saúde da Costa Rica, a Exma. Sra. Dra. Daisy Corrales. Em entrevista à SPI, a Ministra reiterou o seu apoio ao projecto, e enfatizou a importância da colaboração internacional no sector da saúde, nomeadamente através do projecto MASCOT, para a promoção da troca de boas práticas e para ultrapassar as desigualdades nesta área. 

O projecto MASCOT – Multilateral Association for Studying Health inequalities and enhancing North-South and South-South Cooperation (Associação Multilateral para o Estudo das Desigualdades na Saúde e fomento da Colaboração Norte-Sul e Sul-Sul) – é um projecto financiado pela Comissão Europeia através do Sétimo Programa Quadro da União Europeia para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7), que reúne parceiros de África, da América Latina e da Europa, para identificar e implementar estratégias para ultrapassar desigualdades na saúde, nomeadamente as que afectam crianças, adolescentes e mães. 

O próximo workshop e reunião de consórcio do projecto realizar-se-ão na África do Sul, em Outubro de 2012. Nos próximos meses, o projecto MASCOT será apresentado em eventos relevantes na área da saúde, tanto na Costa Rica como em vários outros países. 

Para mais informações, consulte o website do projecto: www.mascotfp7.eu.