Workshop de apoio à cooperação e fomento da inovação na região Euro-Mediterrânica

25 Novembro 2011

A SPI foi a entidade responsável pela organização do workshop MEDA, evento que decorreu nos passados dias 24 a 26 de Outubro de 2011 em Milão, Itália, para reforçar a convergência de políticas e práticas de inovação entre a região Euro-Mediterrânica.

O workshop foi realizado no âmbito de um projecto da Comissão Europeia (Direcção Geral Empresas e Indústria) do qual a SPI é parceira juntamente com uma empresa alemã, e que visa o desenvolvimento da cooperação internacional no campo das políticas de inovação. O evento teve como principal objectivo promover a discussão e partilha de informação, conhecimento e ferramentas que estimulem o ambiente empresarial e fomentem a inovação e o empreendedorismo em toda a região da bacia mediterrânica.

Participaram neste workshop membros de ministérios, agências governamentais e associações empresariais de diferentes países: Algéria, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia. Os oradores e moderadores do evento eram provenientes de países europeus, tendo cargos de alta responsabilidade em diversas organizações, tais como Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento e OCDE, ministérios da educação e da indústria, empresas na área da inovação (entre as quais a SPI), universidades e centros de inovação.

Durante três dias de reuniões e sessões foram abordados e discutidos temas como políticas de inovação, desenvolvimento regional, parcerias público-privadas, infra-estruturas tecnológicas e financiamento de PMEs, potenciando os decisores políticos que participaram no evento com ferramentas e boas práticas que poderão implementar nos seus países.

Sara Medina, administradora da SPI, considera que o evento foi uma importante plataforma para os países da região Euro-Mediterrânica no domínio da inovação, na medida em que se delinearam estratégias para futuras colaborações entre os mesmos. Acrescenta ainda que estas iniciativas são benéficas não só para os países da bacia mediterrânica como também para os países europeus.

A SPI, consultora vocacionada para o fomento da inovação, promoção da internacionalização e gestão do conhecimento, organiza assim mais um evento internacional dedicado à colaboração entre países no âmbito da inovação.