Angola – SPI apresentou o relatório GEM Angola 2010

15 Junho 2011

No passado dia 9 de Junho, a SPI apresentou o relatório Global Entrepreneurship Monitor Angola 2010. O evento, realizado em Luanda, contou com a participação do Ministro da Economia de Angola, Dr. Abraão Gourgel e de representantes da SPI, UCAN, CEIC, BFA, AIA e da Revista Exame.

Segundo a Revista Exame Angola, este relatório agora apresentado “tira uma radiografia fidedigna e actualizada da actividade empreendedora no País, dos factores que a obstaculizam e dos principais instrumentos que a promovem”.

Os estudos Global Entrepreneurship Monitor apresentam uma análise da relação entre o nível de empreendedorismo e o nível de desenvolvimento económico de um país, determinando as condições que fomentam e dificultam as dinâmicas empreendedoras.

Iniciado em 1999, em 10 países, no seguimento de uma iniciativa conjunta do Babson College (EUA) e da London Business School (Reino Unido), o Projecto GEM tem vindo a expandir-se, contando actualmente com a colaboração de centenas de investigadores em todo o Mundo.

O GEM Angola 2010 foi desenvolvido com a colaboração da Universidade Católica de Angola e do Banco de Fomento de Angola, seguindo a linha dos realizados pela SPI em Portugal, nos anos de 2001, 2004 e 2007, em Angola, em 2008, e dos que se encontram, actualmente, ainda em desenvolvimento (GEM Portugal e GEM Açores, ambos relativos a 2010).
Os relatórios relativos ao GEM Angola (2008 e 2010) e o estudo GEM Portugal 2007 estão disponíveis para consulta na secção ‘Publicações’ do website da SPI (http://www.spi.pt/p.publicacoes).