Reuniões iniciais de 3 novos Projectos Europeus

10 Março 2011

No final de 2010, a SPI viu aprovados três projectos europeus, apoiados pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida:
• STRESSLESS - Improving Educators’ Resilience to Stress (Grundtvig), com reunião de arranque nos dias 18/19 de Novembro de 2010;
• BEST FORM - Boosting EntrepreneurShip Tools FOR Migrants (Leonardo da Vinci, TOI), com reunião de arranque nos dias 14/15 de Dezembro de 2010;
• Mol@M - Moving at Labour Market (Leonardo da Vinci, DOI), com reunião de arranque nos dias 20/21 de Janeiro de 2011

STRESSLESS:
O projecto tem como principal objectivo fornecer uma ferramenta útil no combate às consequências do aumento da pressão nos educadores e no Sistema Educativo, visando o desenvolvimento de um guia prático de intervenção no stress relacionado com o trabalho. Este guia, testado e validado em vários países, incluindo Portugal, irá criar condições para aumentar a saúde e a satisfação com o trabalho, permitindo o reforço das estratégias de prevenção do stress no sector da Educação. Implementada por um consórcio que conta com 8 entidades e 2 parceiros associados, incluindo 9 países (Portugal, República Checa, Reino Unido, Grécia, Lituânia, Bélgica, Holanda, Eslovénia e Suíça), esta iniciativa é liderada pela SPI e tem a duração de 2 anos (Novembro de 2010 a Outubro de 2012).
Para receber mais informações sobre o projecto, por favor contacte a coordenadora do projecto, Sara Brandão: sarabrandao@spi.pt.

BEST FORM:
O projecto pretende aperfeiçoar as competências culturais e interpessoais de consultores de negócios, para que possam lidar de forma mais eficaz com clientes imigrantes. O projecto também visa introduzir as actividades de consultadoria de negócios entre os serviços oferecidos por associações de imigrantes, capacitando-as para fomentarem o empreendedorismo e para liderarem o progresso social e económico de suas próprias comunidades. Os públicos-alvo são membros de comunidades imigrantes, que já realizam consultadoria de negócios ou que estejam interessados em fazê-lo, bem como consultores de negócios interessados em aperfeiçoar suas competências culturais e/ou interpessoais para trabalharem com empreendedores imigrantes. A parceria do projecto, coordenado pelo SPI, envolve 8 organizações de 7 países (Espanha, Reino Unido, Itália, Polónia, Roménia, Portugal e Alemanha).
Para receber mais informações sobre o projecto, por favor contacte o coordenador do projecto, André Barbosa: andrebarbosa@spi.pt.

MOL@M:
O projecto visa promover a migração de trabalhadores na Europa, especialmente trabalhadores com baixas qualificações. Atendendo ao facto dos profissionais de orientação/aconselhamento profissional serem especialmente importantes para os candidatos a emprego que tenham acesso limitado a outras informações, pretende-se desenvolver uma ferramenta interactiva de informação relativa ao mercado de trabalho na UE, para que estes profissionais a possam utilizar como instrumento de apoio ao seu trabalho. Coordenado pela SPI, este projecto inclui um total de 5 parceiros de países diferentes (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, República Checa e Itália).
Para receber mais informações sobre o projecto, por favor consulte a página electrónica www.spi.pt/molam ou contacte as coordenadoras do projecto, Dora Fazekas e Ana Ribeiro: dorafazekas@spi.pt e anaribeiro@spi.pt.