São Luis do Maranhão: SPI apresentou PDCT à Universidade Federal

11 Fevereiro 2011

No final do mês de Janeiro, a SPI apresentou o projecto do Plano de Desenvolvimento do Cluster de Turismo (PDCT) à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Uma delegação da SPI reuniu com o Ex.mo Reitor Natalino Salgado Filho, tendo neste encontro sido manifestado o interesse de ambas as partes em possíveis colaborações futuras no âmbito deste projecto.

Nos dias 27 e 28 de Janeiro decorreu ainda em S. Luis o seminário “Workshop Centro Histórico de São Luís: Desafios e Oportunidades”, organizado pela Prefeitura Municipal de São Luís, em parceria com o Banco Mundial, e que contou também com a participação da SPI.

Em linhas gerais, o evento discutiu acções e projectos para a revitalização económica do Centro Histórico de São Luís e a celebração da Aliança pelo Centro Histórico – um acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Banco Mundial que visa implementar uma gestão compartilhada dos serviços e actividades de reabilitação urbanística e de revitalização sócio-económica do Centro Histórico de São Luís.

O evento contou com a apresentação de exemplos de sucesso na recuperação de Centros Históricos no Brasil, tais como Porto Alegre (RS) e Recife e Olinda (PE), bem como de experiências internacionais, em Portugal e na Itália.

Neste contexto, a SPI realizou uma intervenção intitulada “Experiências de Reabilitação de Centros Urbanos em Portugal”, em que o consultor da SPI, João Medina, apresentou os projectos de revitalização de Centros Históricos em que a SPI esteve envolvida. Pode ver aqui o vídeo da apresentação.