SPI – Projectos Europeus em destaque

10 Fevereiro 2011

Actualmente, a SPI participa em diversos projectos europeus, destacando-se no mês de Fevereiro a participação no Projecto CESSIT, relativamente ao qual se realizaram recentemente diversos workshops, e o Projecto Free, no âmbito do qual serão brevemente publicados os primeiros conteúdos.

O Projecto CESSIT – Principios de Criatividade e Empreendedorismo para Formadores na área da Inclusão Social, pretende promover as competências criativas e o espírito empreendedor das pessoas que abandonaram precocemente a escola.

A criatividade é o motor da inovação e um factor chave para o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, empreendedoras e sociais. Com base neste pressuposto, surgiu a ideia de apoiar os educadores de adultos a melhorarem a sua abordagem pedagógica e aumentar a eficácia e atractividade da formação de adultos. A concretização deste objectivo é a missão do projecto CESSIT, coordenado pela SPI, e que conta com o apoio da Comunidade Europeia através do programa Grundtvig.

Em 2010 foram promovidos, no Porto, dois workshops focalizados na temática da criatividade, que contaram com a participação de 31 educadores de adultos, entre formadores, professores e técnicos de CNO. Em Janeiro de 2011 foram promovidos os workshops subordinados ao espírito empreendedor.

O projecto irá promover ainda um Seminário Europeu em Riga, na Letónia, de 14 a 16 de Setembro de 2011, no qual serão apresentados os resultados e realizações do projecto e onde os participantes terão a oportunidade de experienciar algumas das técnicas abordadas nos workshops realizados nos países parceiros.

Ainda em Fevereiro destaca-se também o Projecto Free, igualmente coordenado pela SPI, cuja 3ª reunião de parceria se realizou recentemente em Bilbao (Espanha) e no âmbito da qual foram analisados e melhorados os conteúdos de formação que serão disponibilizados gratuitamente para serem testados pelos seus públicos-alvo.

Em Março decorrerão, simultaneamente, em Espanha e na Republica Checa, 2 sessões formais de teste dos conteúdos em que os participantes (conselheiros, técnicos de emprego, tutores, formadores e outros profissionais que trabalhem com desempregados que pretendem criar o seu próprio emprego) terão a oportunidade de os utilizar e estudar. Para além dos conteúdos de formação, nestas sessões os participantes poderão ainda aceder a um conjunto de recursos adicionais, como por exemplo estudos de caso motivacionais de empregados que se tornaram empreendedores de sucesso.

Os conteúdos de formação poderão ainda ser testados informalmente por qualquer outro profissional de qualquer país, devendo nesse caso os interessados contactar o coordenador do projecto (Mette Christensen – mettechristensen@spi.pt).

Para mais informações consulte o website do projecto (www.spi.pt/free) ou siga-nos no facebook (http://www.facebook.com/freeproject).