SPI – Projectos Europeus em destaque

14 Janeiro 2011

Actualmente, a SPI participa em diversos projectos europeus, destacando-se no mês de Janeiro a participação no Projecto STITCH, relativamente ao qual foi realizada recentemente a segunda reunião transnacional, e no Projecto TFG, que terminou no final de 2010.

A segunda reunião transnacional do Projecto STITCH (Turismo Sustentável e de Natureza - Curso e Manual em suporte digital) teve como palco a Academia de Estudos Económicos de Bucareste (Roménia). Tendo contado com a participação de todos os parceiros do projecto, esta reunião teve como objectivo a apresentação, debate e aprovação do curriculum europeu para formação em e-learning. O curriculum abrange os conceitos mais importantes sobre o turismo sustentável e de natureza e foi desenvolvido pelos diferentes parceiros ao longo dos últimos meses.

A próxima etapa do projecto refere-se ao desenvolvimento dos conteúdos formativos, para os diferentes módulos do curso, em três níveis educacionais distintos (ensino e formação profissional, licenciatura e mestrado). Os conteúdos formativos serão posteriormente avaliados através de cursos piloto, a realizar em 7 países distintos. A próxima reunião de parceria decorrerá em Março de 2011, em Istambul, na Turquia.

Como referido no início deste artigo, o segundo projecto em destaque, TFG - Formação para o Desenvolvimento (www.trainingforgrowth.info), terminou no segundo semestre do ano transacto, tendo tido como objectivo estudar formas de ultrapassar os obstáculos e constrangimentos que obstam a uma participação mais elevada pelas PME em acções de formação, nos diferentes países europeus. Contribuir na definição de um conjunto de boas práticas e identificar metódos para incrementar a formação deste público específico foram outros dos objectivos delineados inicialmente. O projecto TFG foi financiado no âmbito do programa Leonardo da Vinci da Comissão Europeia.

Informações adicionais sobre estes projectos: www.stitch-project.eu e www.trainingforgrowth.info.